sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rótulos

Nunca fui muito chegada em bebidas. Acho o gosto da cerveja ruim. Algumas vezes tomei pelas circunstâncias. Queria ficar mais próxima dos amigos que bebiam, me interar mais, mas de verdade, não era algo que eu morresse de amores.

Assumi para mim mesma e para os outros que não gostava do sabor da cevada. Preferia vinhos, champanhes, espumantes e, mais recentemente, o ice. Mas também não estava me dando bem com estas bebidas. O mal estar no dia seguinte era certo. Não havia uma ligação com a quantidade ingerida. Até porque nunca bebi muito.
É um problema de saúde não muito conhecido e chamado de Síndrome do Intestino Irritável. Nada grave. Basta saber o que faz mal e evitar o consumo ou bani-lo de vez da sua rotina. Assim eu fiz. Decidi não beber.

Mas é aí que “mora” o incomodo alheio. Me espanto quando falo que não bebo nada. E as pessoas simplesmente viram e exclamam em alto em bom som: “você não bebe NADA?” Não, respondo. Aí a conversa continua: “mas onde já se viu jornalista não beber? Não pode?” Ora, onde está escrito que eu tenho que beber e virar boêmia para ser uma boa jornalista? Me poupe.

E o golpe “fatal” vem quando emendo dizendo que não gosto de café. O sujeito quase tem um ataque do coração. “Mas não se fazem mais jornalistas como antigamente”. Não mesmo. O nosso trabalho por si só já é muito estressante. Não precisamos de outros elementos que podem nos levar para o caixão mais cedo só porque é (ou era) uma tradição entre os antigos colegas.
A nova geração é bem diferente e não creio, sinceramente, que isso comprometa o nosso trabalho ou reduza a nossa capacidade criativa.
E além deste, somos obrigados a conviver com vários outros rótulos. Mas isso é assunto para outro post. Até lá!!!!

3 comentários:

Lígia Chagas disse...

Amiga, que bom que você voltou!!! Também sou jornalista e não bebo... nem mesmo Ice... vc sabe! Mas o café, amiga, eu também não entendo... rsrsrs. Brincadeira!

Cida Santana disse...

Oi Ana. Sinceramente eu não sabia que vc tinha um blog. Também penso em escrever um, acho quye agora vc me encorajou e achovou pensar mais sério. Mas sobre beber ou não beber, fala sério!!!nada melhor que uma cervejinha para animar uma rodinha de conversa jogada fora. Mas respeito todas as minorias inclusive esta dos que não bebem, rsrss. Precisamos conversar mais. Um beijo.....
Cida Santana, jornalista que bebe um pouquinho só

Nelson Nunes disse...

Podia ter escrito isso. Quase tudo bate comigo. Cerveja é péssimo e até adorava café, mas não tomo. A única diferença é que nunca bebi nada mesmo.