quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Observações







Shopping é mais do que um centro de compras. É também uma central de observação do comportamento humano
Gente, corredor de shopping é garantia de boas risadas e de reflexões. Basta observar um pouco. É um programa de graça e muito divertido. Pessoas estranhas, casais que discutem a relação e pitis de crianças são só algumas das coisinhas que vemos por aí. E se tiver com quem compartilhar as observações, então ... melhor ainda. nós olhamos, comentamos, rimos muito, criticamos, nos distraímos e assim tocamos a vida de um jeito mais leve.

Outro dia estava esperando minha tia e, enquanto isso comecei a olhar as pessoas que passavam pelo corredor. Em cerca de quinze minutos vi muitas coisas. Gente falando mal da vida alheia. Depois, uma imagem inusitada. Uma mulher com os braços cobertos por tatutagens vestida no estilo clássico. Tubinho preto e scarpin. Nada contra. Até gostei, mostra estilo e personalidade mas é, no mínimo, diferente.

Mas certa vez o que vi me incomodou demais. Uma criança dando uma baita pirraça numa loja. E os pais não estavam nem aí para o chilique. Francamente, ninguém é obrigado a fazer compras ao som dos berros de um pimpolho mal educado.

Em outra ocasião, foi o contrário. O garotinho se machucou e começou a chorar. Os pais consolaram, mas ele não parou e, ao invés de chamar a atenção, começaram a discutir e gritar com o bichinho. Poxa, tem hora que os adultos também passam dos limites.

Sem contar que shopping é o point preferido para os adolescentes se pegarem. Normalmente não existem espaços próprios para eles em várias cidades. Então, o jeito é ir para lá até porque é mais seguro (em tese). Tem entretenimento e alimentação. Ou seja, ideal para se divertir com os amigos.

Numa das minhas idas a um dos shoppings de Montes Claros, dei um flagra sem querer em três jovens casais. Fui entrar em uma loja e a entrada era mais escondidinha. Quando passei eles se assustaram com o barulho do salto a se separaram, certamente com medo de serem advertidos pelos seguranças locais.

Com certeza os corredores dos shoppings são um excelente laboratório de estudos para profissionais de vários segmentos. Psicólogos, antropólogos, sociólogos, etc. Mas também é perfeito para a observação descomprometida de pessoas que buscam um pouquinho de diversão e também de reflexão sobre as situações que aparecem.

5 comentários:

Lígia Chagas disse...

É mesmo! Laboratório de antropologia da cultura capitalista pós-moderna... ih, gastei meu vocabulário agora! rsrsrsrsrs... E só porque você falou, me deu vontade de comer mc donalds!!! kkkkkk

Ariadne Lima disse...

Adorei a volta, amiga! E que bom saber que fiz parte do grupo que te incentivou. Vou vir sempre por aqui ver suas análises e filosofagens! rsrs Um beijo!

Talita Cruz disse...

Eu sinceramente não gosto muito de ir ao shopping, mas sentar em uma praça de alimentação realmente faz com que possamos observar vários lados do ser humano, conhecidos e desconhecidos. Curti o blog, bjs!

Ana disse...

Talita,

obrigada pela visita. Volte sempre e fique à vontade para comentar!!!

Isabella Feitosa disse...

Olá Ana,

Pulando de Blog em Blog, achei o seu, e achei muito interessante e criativo.
Gostei bastante do seu trabalho! Parabéns.

Realmente a "observação" é para poucos, somente para aqueles que possui esse dom de observar, que concertesa acrescenta no conhecimento e na percepção das pessoas ao nosso redor. Podemos dizer que são poucos os homens que tem esse dom.. rs

Bom Ana, sempre que postar algo, vou estar passando por aqui ok? Seu blog já está na minha listinha de recomendados, e já sou sua seguidora.. rs.
Se tiver interesse depois dá uma passadinha no meu: isabellafeitosa.blogspot.com.

Até Próxima
Isabella