terça-feira, 19 de abril de 2011

Limites

Ser assertivo significa saber afirmar, ter o dom da afirmação, ou seja, ter pulso para dar ordens.  É mandar sem ser autoritário. Para ser um líder, é preciso ser assertivo.

Custei a entender o que era isso. Nunca levava essa característica em consideração nos testes que fiz em empresas. Mas esse é um dos adjetivos que os analistas de Recursos Humanos esperam ouvir das pessoas na hora das entrevistas. Senão para todos os cargos, para quase todos essa qualidade é fundamental atualmente.


O negócio é que mandar é bom. Ter autonomia sobre as pessoas pode criar em cada um gosto por dar ordens. É claro que isso está mais ou menos aflorado, de acordo com as características da personalidade do indivíduo.

Não entendo bem sobre o assunto, mas desde pequeno é possível que pais atentos identifiquem pelo modo como a criança se comporta, como será a personalidade dela. Mais tímido, mais extrovertido, mandão ou obediente.

A partir daí, com um pouco de bom senso e muita pesquisa, acho que cabe aos pais encontrarem o melhor caminho de educar o filho segundo as suas características. Infelizmente criança não vem com manual de instruções. E todas vão precisar de limites. Umas mais do que outras.

Digo isso porque hoje em dia, encontro por aí com adultos que não tiveram limites. Que foram crianças mimadas ou superprotegidas e se sentem infelizes quando não podem mandar. Gente que não gosta de largar o osso mesmo quando tem coisa melhor à sua frente.

Fico pensando como serão os filhos dessas pessoas, porque hoje já convivemos com novas gerações completamente sem limites. Será que a coisa poderá piorar ainda mais? 

3 comentários:

Lígia Chagas disse...

Estou pensando... é possível que eu não saiba ser assertiva...

Ana disse...

Deixa disso. Essas características temos em maior ou menor grau, mas todos temos. Basta que ela seja exercitada!!!

Lígia Chagas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.