quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fase criativa

Dia desses lembrei de uma entrevista dada pela cantora Pitty quando perdeu seu bebê, em 2008. Ela disse que era melhor o processo criativo quando passava por algum problema. Eles traziam a inspiração.

Concordo com ela. Acho que quando estamos inquietos com alguma questão, sentimos a necessidade de colocar para fora. O blog surgiu assim. No final de 2008 eu estava infeliz com a minha vida. Trabalhava muito, ganhava pouco e não tinha o que fazer na cidade onde eu vivia. Nenhum cinema, não tinha amigos. Meu tempo livre era na academia, vendo TV, um filme ou cuidando da casa.

Inquieta e precisando conversar, eu encontrei na escrita a solução para os meus problemas naquele momento. Tinha muita vergonha de publicar o que escreveia, mas me enchi de coragem e deu certo. Foi uma auto-terapia e eu recomendo.

Fiz uma pausa grande não sei bem porquê, mas em 2010 senti muita vontade de voltar a escrever. Retornei, mas foi por pouco tempo. Fiquei três meses sem postar nada. Não queria me expor. A escrita por si só tira toda a nossa roupa. Seja um texto simples sobre hábitos humanos ou mais elaborados. Sempre fazemos nosso streap-tease. A diferença é que dessa vez vou me esforçar para não perder novamente a coragem de me “despir”.

Por isso penso que os blogueiros são corajosos. Afinal, eles se mostram na íntegra, mesmo quando vivem personagens.

Limites da exposição
Quando me refiro da exposição, falo da exposição de ideias. E não da auto-exposição. É fácil a gente entrar numa dessas redes sociais, colocar uma foto bonita tirada em um dia de festa. (Eu mesma me recuso a aparecer feia rsrs) Adicionamos pessoas (conhecidas ou não) de acordo com vários critérios (amigos, conhecidos, colegas, gente bonita). Assim fazemos um novo círculo de amizade.

Mas ali a gente não se mostra por inteiro. Só o melhor de nós aparece e eu acho que é aí que pode morar o perigo. Somos simpáticos, engraçados, charmosos. Tudo de bom! Mas será que não estamos tentando usar nossa máscara de “gente boa” além do Orkut, Facebook ou Twitter?
Sei não, mas confesso que ando com os dois pés atrás com o modo como enxergamos essas ferramentas. Elas vieram para entreter e ajudar nos contatos. Mas acho que pode acabar gerando uma mudança de valores. Mas, de acordo com especialistas, existem casos mais graves que tem até estimulando transtornos psíquicos.

Comigo mesma aconteceu algo engraçado. Comentei com algumas pessoas que em breve me mudaria de cidade. Mas não coloquei isso em lugar nenhum. Foi só uma conversa informal com um ou outro. Para o meu espanto, quando cheguei a uma festa, fui abordada por uma mulher que virou para mim e disse: “você está indo embora, né?” Respondi que sim, não aguentei e emendei a pergunta: “como você ficou sabendo?”. Ela: “vi no Orkut”. Eu: “ahhh bom” (com cara de paisagem).

Fiquei surpresa. Algumas pessoas comentaram a mudança, outras viram e a notícia se espalhou rapidamente. Isso me deu a real noção que nós até tentamos, mas às vezes perdemos o controle das informações. Nessas redes elas se espalham numa velocidade impressionante. Eu acho tudo isso quase assustador.

6 comentários:

Lígia Chagas disse...

Balzac sabia de todas as coisas, porque tinha a sina dos seres pensantes... ou , como ele mesmo escreveu, "as grandes inteligências". E sobre as palavras e a poesia, ele escreveu: "A felicidade mata os poetas".

Abraços!

Denise disse...

Sempre aprendo com vc. Nunca soube que a Pitty tinha estado grávida... rsrs. Sobre as redes socias, tb as considero perigosas. No meu caso talvez seja mais grave pq eu nao sei lidar direito com as ferramentas de casa uma. Mas tô aí na luta, tentando aprender.

Ana disse...

Verdade, Li! O que seria dos poetas se não fosse a melancolia?
E Deni, se usada com moderação, as redes sociais são fantásticas. O problema é que nós sabemos que nem todos sabem desfrutar delas. E quanto a vc, tenho certeza de que ainda vai tomar gosto pelo Twitter, facebook, blog e afins.

Isabella Feitosa disse...

Olá Ana,

Concordo com você, se estamos muito felizes ou muito tristes, sempre há o que falar, escrever..

Além da Auto-terapia que realmente funciona, na escrita eu encontrei a minha vocação e também recomendo, escrever para afastar os males!

Há realmente muito streap-tease nos seus textos, cheios de sentimentos e idéias, dá para te conhcer um pouquinho sem te conhecer.. rsrs.
beijos
Isa

Ellen Santos disse...

Comigo acontece algo muito estranho, pelo qual tenho momentos confusos. Ter um blog foi uma forma de colocar pra fora meus problemas e ajudar quem precisa, mas como postar um conflito de indéias? Como não ser incoerente? As responstas vão vindo com o tempo, principalmente quando enconto textos com os seus. Escreve muito bem, jamais deixe de postar seus pensamentos.

Ana disse...

Obrigada,Ellen!
Fico feliz com a sua presença aqui e que os textos te ajude de alguma forma. Abs