terça-feira, 21 de abril de 2009

Você vive ou espera acontecer?

Eu sempre me pergunto. Nós que estudamos, gastamos anos das nossas vidas naquelas cadeirinhas duras da escola e da faculdade, somos mais felizes do que o gari ou do que a nossa faxineira? Sim, porque somos considerados a elite intelectual do país. Será que mesmo com um monte de títulos, cursos e domínios de outros idiomas realmente somos mais felizes do que este povo que rala tanto?

Normalmente acordamos muito cedo e dormimos muito tarde. Eles também. Costumamos passar horas sentados diante de um computador. Eles suam gotas e mais gotas de suor debaixo do sol escaldante. Mas, no final de semana pegam as crianças, tomam não sei quantos ônibus para passear no parque, por exemplo. Os filhos da classe média provavelmente vão para alguma casa de jogos nos shoppings. E nós? Bom, nós, pessoas inteligentes, independentes e intelectualizadas vamos a um bar comer e beber, lemos um livro ou damos um pulinho no cinema e por aí vai.

Mas o ponto em que quero chegar é que essa gente, menos favorecida social e financeiramente, se contenta com pouco. Ao passo em que nós queremos sempre mais. Um carro melhor, uma casa maior, uma viagem para algum novo paraíso descoberto pela casse média. E eles? É claro que se tiverem oportunidade, também vão querer desfrutar de tudo isso, (e acho super justo) mas dá pra ver no rosto dessas pessoas a alegria depois de passar a tarde toda num churrascão, com muito pagode e cerveja. Enquanto nós, quase sempre nos lamentamos e muitas vezes vivemos sonhando com um futuro mais (mais rico, com mais tempo, mais tranquilo) ao invés de simplesmente vivermos. Lutando sempre, mas sem aquela ansiedade de ter mais alguma coisa que nem sabemos o quê. Aliás, sabemos sim, mas às vezes, a gente não se toca de que está dentro de nós mesmos e insistimos em não ver. Só queremos ter.